Escolha uma Página

Primeiro, Daniela: o que é mindset?

Atualmente, quem trabalha com desenvolvimento humano, coaching e outros processos que envolvem a psicologia, aprendeu a dar o nome de Mindset para o que outrora era conhecido como sistema de crenças, mentalidade ou algo do gênero.

Mindset é isso, a programação mental que você tem e que te leva a tomar determinadas decisões e ações. É a forma como você pensa.

Desde que comecei a estudar PNL e coaching, li muitos livros. Decidi então listar os que mais me influenciaram positivamente.

1. A Lei do Triunfo

Livro escrito por Napoleon Hill e lançado em 1928. Foi resultado da pesquisa do autor a respeito dos comportamentos comuns a pessoas de sucesso. Trata-se de um manual/ um curso com 16 lições para se desenvolver a mentalidade de pessoas que alcançaram alto desempenho naquilo a que se propuseram prosperar. 

2. Quem Pensa Enriquece 

Outro livro de Napoleon Hill, publicado em 1937, apresenta lições para se alcançar a prosperidade financeira. Ademais, as lições apresentadas no livro podem ser aplicadas nas mais diversas áreas da vida, pois tratam a respeito da autoafirmação e pensamento positivo.

 3. Atitude Mental Positiva 

De acordo com a Sinopse do próprio livro também de Napoleon Hill: “Sua mente é um talismã secreto. De um lado é dominado pelas letras AMP (Atitude Mental Positiva) e, por outro, pelas letras AMN (Atitude Mental Negativa). Uma atitude positiva irá, naturalmente, atrair sucesso e prosperidade. A atitude negativa vai roubá-lo de tudo que torna a vida digna de ser vivida. Seu sucesso, saúde, felicidade e riqueza, dependem de qual lado você irá usar.”. 

4. Poder sem Limites

Um dos Clássicos de Anthony Robbins. Foi por meio deste livro que tive o primeiro contato com esse mestre. Seus ensinamentos me motivaram a fazer formação em PNL para aplicar na prática o que o livro trazia como lições. Eu poderia dizer que Tony ensina técnicas de reprogramação mental nesta obra extraordinária. 

5. Desperte seu Gigante Interior 

Para mim, o melhor livro de Anthony Robbins. Inspirou, inclusive, o meu livro. Trata-se de uma espécie de apostila, um curso. Ele disponibiliza exercícios entre os textos para que possamos colocar a mão na massa e praticar, enquanto aprendemos as lições sobre como mudar nossa mentalidade para alcançar nossos objetivos.

6. Inteligência Emocional 

Clássico de Daniel Goleman, o livro abriu espaço para trazer à tona o tema que hoje comanda a indústria do desenvolvimento pessoal. De acordo com a Sinopse: “Aliando o rigor do cientista à experiência humana do psicólogo, o autor busca nesta obra examinar questões consideradas polêmicas através de uma viagem pelos labirintos da mente humana. Tendo o intuito de mostrar que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo, a obra cita exemplos de casos do cotidiano que procuram demonstrar a incapacidade das pessoas em lidar com as próprias emoções, tendo como consequência a destruição de vidas e o abalo de carreiras promissoras.”.

 7. O Poder do Hábito 

Charles Duhigg escreveu esse livro para investigar a forma como os hábitos funcionam dentro de nossas mentes. Para ele, aqueles que são capazes de entender e dominar esse funcionamento conseguem alcançar resultados efetivos em qualquer área da vida.

 8. As Armas da Persuasão

Como fazer as pessoas fazerem o que você deseja? Só existe uma resposta: fazer com que elas também queiram fazer. Para nos ensinar como fazer isso de maneira ética, Robert Cialdini escreveu o livro em questão, apresentando vários gatilhos mentais que falam diretamente com a emoção do ser humano.

9. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas 

Dale Carnegie escreveu este livro a fim de ensinar estratégias eficazes que auxiliam as pessoas a desenvolverem a comunicação com as outras pessoas e consigo mesmas. O livro conta diversas histórias de personalidades do século XX que possuem a arte da falar, ouvir e se relacionar com o outro. Trata-se de um “guia sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.”.

 10. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso 

O livro mais recente que li da lista. Terminei há alguns dias. Ele é uma nova edição de ‘Porque algumas pessoas fazem sucesso e outras não’, da especialista em motivação e psicologia da personalidade Carol Dweck. De acordo com a sinopse: “Segundo a autora, a atitude mental não é um mero traço de personalidade: na verdade, é a explicação de como nos tornamos otimistas ou pessimistas, e define os nossos objetivos, a nossa abordagem ao trabalho e às relações sociais e a forma como educamos os nossos filhos.”.

 11. O Monge e o Executivo

A história de James Hunter já virou treinamento, peça de teatro e ganhou uma continuação. Trata-se da história de um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge. No seu processo de aprendizado, ele toma contato com a verdadeira essência da liderança, compreendendo os princípios fundamentais do comportamento humano.

 12. 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes 

Stephen Covey escreveu este livro para apresentar sete princípios básicos que ele identificou em suas pesquisas sobre o sucesso. De acordo com a Sinopse: “Em ‘Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes’ estão contidos os princípios fundamentais da eficácia humana – sete hábitos básicos e primordiais que, segundo a obra, representam a interiorização dos princípios corretos, nos quais estão baseados o sucesso e a felicidade duradoura.”.

 13. O Jogo Interior de Tênis

Para alguns, este livro deu origem ao que hoje conhecemos como coaching ou, ao menos, ao seu sentido mais moderno. Timothy Gallwey apresenta a essência do funcionamento da mente em termos de aprendizado e ação. Em síntese, existe o jogo exterior e o jogo interior (mental) que é disputado entre partes diferentes de nós mesmos. O jogo interior é o jogo contra os medos, a dispersão e os obstáculos que se apresentam na vida.

Gostou da minha lista? Deixe aqui uma dica de livro sobre desenvolvimento humano e comportamento. Se achar que essa informação pode ser útil para outras pessoas, compartilhe!

Abraços e até a próxima.