Escolha uma Página

Olá! Nesta série estamos falando dos 3 Ps da Produtividade.

Já falamos anteriormente a respeito de como a Lei de Parkinson pode ajudar você a ter mais produtividade. Se ainda não leu este nosso artigo, acesse no link: Como a Lei de Parkinson pode ajudar você a ser mais produtivo?

Chegou a hora de conversar sobre outro princípio que pode ajudar a organizar sua vida e trazer mais equilíbrio.

Vamos continuar com a Lei de Pareto ou princípio do 80/20. Esta lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Isto pode ser observado em muitos fenômenos, especialmente os sociais.

Por exemplo: Pareto observou na Itália que 80% das terras estava na mão de 20% da população; 20% da superfície da Terra produzem 80% das riquezas minerais; 20% dos autores vendem 80% dos livros; 80% do lucro vem de 20% dos clientes.

E como essa lei pode me ajudar a ter foco e produtividade? Simples: menos é mais.

Somente 20% das atividades darão 80% dos resultados. No lugar de focar em várias atividades, damos atenção a algumas e temos maiores resultados nelas.

Claro que considerando um desvio padrão para sair da zona mediana, nós podemos superar os 80/20: se 15% gerar 85%, vai ser melhor pra você. Da mesma maneira que se 10% da ação gera 90% do resultado, é tanto melhor.

Contudo, se preciso focar minha ação em 20% das minhas atividades que vão gerar 80% dos resultados, como determinar quais são esses 20% nos quais devo colocar minha atenção?

Aqui estão algumas dicas:

1. Autoconhecimento:

Você sabe qual sua missão?

Qual seu propósito?

O que você quer da sua vida?

Que resultado almeja alcançar em cada área da sua vida?

Em síntese: clareza sobre o que você quer na sua vida. Para saber em quais as atividades focar, você precisa primeiramente saber quem é você e o que você deseja da sua vida, afinal, as consequências das suas ações vão determinar as próximas páginas da sua história. que história você quer escrever?

2. Entender e fazer um diagnóstico dos principais desperdiçadores de tempo.

Quais são as atividades nas quais você tem focado e cujos resultados não estão alinhados com seu propósito de vida? Com o que você está desperdiçando seu tempo?

2. Planejamento e Organização:

Monte um Plano de Ação com o passo a passo organizado com Road Map ou Mind Map por exemplo.

Cientes daquilo que você faz que deve parar de fazer e daquilo que você não faz que deve começar a fazer, você vai selecionar, dentro das suas atividades, aquilo que te dá resultado direcionado à realização do seu propósito de vida.

Assim, coloque a energia nesses 20% de atividades e comece a ter os 80% de resultado que você deseja.

Quem perde tempo com atividades que não dão resultado, está desperdiçando vida. Não jogue sua vida fora. Aposte e acredite em você.

Lembre-se, 20% das suas atividades vão gerar 80% dos resultados. Em quais atividades você está focado?