Escolha uma Página

Mais um texto da série sobre meus filmes preferidos. Desta vez resolvi colocar na lista do Top 10 os filmes com o tema de espiritualidade. Confira abaixo e deixe seu comentário com os seus preferidos.

Ghost: Do Outro Lado da Vida – 1990.

Qual o seu assunto inacabado? Este clássico do cinema retrata a história de San, jovem que foi assassinado em virtude da ambição de alguém a quem chamava de amigo. Usando o romance entre os protagonistas e o humor de Whoopi Goldberg como pano de fundo, o filme nos leva a pensar sobre nossas questões não resolvidas, nossos assuntos pendentes, os quais podem se prolongar para a vida além do túmulo. Se hoje, a morte viesse o visitar, o que na sua vida ficaria pela metade?

Energia Pura – 1995

Um adolescente órfão, albino, com altíssimo QI e poderes sobrenaturais mexe com a pequena cidade na qual vive e fomenta reflexões profundas que vão mudar a vida das pessoas ao seu redor. Além da mensagem sobre a forma como vivemos, também podemos identificar uma importante crítica a respeito da forma como lidamos com o diferente. Este filme me ajudou a refletir sobre Deus, a natureza, a vida e a energia que nos conecta uns com os outros e com o todo do Universo.

Sexto Sentido – 1999

Cole é uma criança que consegue ver espíritos, mas ainda não sabe lidar com essa realidade. A criança conhece o terapeuta Malcolm, vivido por Bruce Willis. Somos direcionados a pensar no filme como centrado no “problema” de Cole, o qual precisa aprender a usar o seu dom para ajudar as pessoas. Todavia, o clímax encontra-se na história de Malcolm, que será o grande beneficiado pelo dom de Cole. O filme nos remete a uma reflexão parecida com a do filme “Os Outros” relativa à nossa compreensão do limite entre a vida e a morte.

Minha Vida em Outra Vida – 2000

Será mesmo que nascemos e morremos várias vezes? Será mesmo que existem várias vidas? Como explicar a dor e o sofrimento de uns ao lado da abundância e da felicidade de outros considerando a existência da justiça de Deus? Muitos casos são apresentados de pessoas que se recordam de suas vidas passadas. Seria uma herança genética? Uma intuição? Uma fraude? Neste filme, o tema da reencarnação é abordado de forma singela e doce, mostrando a relação de uma Senhora Americana nos tempos atuais com uma família irlandesa na década 30.

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu – 2004

Qual o significado das relações e conexões que fazemos em vida? Este filme conta a história de Eddie após seu desencarne. Ele vai para o céu e entra em contato com 5 pessoas que, de alguma maneira, ele se relacionou em vida. Ao se deparar com esses conhecidos, dentre os quais há familiares, amigos e pessoas que simplesmente passaram por sua vida, Eddie vai entender o sentido da sua existência, refletindo sobre sua missão na Terra. Muitas vezes, algo que parece simples e irrelevante pode exercer um importante papel no todo de nossa vida.

A Profecia Celestina – 2006

Inspirado em livro do mesmo nome, o filme retrata a história de um professor que, após uma série de coincidências que ocorrem na sua vida, viaja ao Peru em busca das nove revelações espirituais citadas em manuscritos do século V ou VI A.C.. Tais revelações versam sobre: consciência, energia, despertar, espiritualidade, pensamento, mente, vegetarianismo e tantos outros. O filme é um convite à reflexão sobre novos hábitos e comportamentos de vida.

Desafiando Gigantes – 2006

A vida do treinador Grant vai de mal a pior. Ele enfrenta problemas no trabalho, em casa e em suas relações pessoais. Em certo momento, ele tem um insight e busca a palavra de Deus para orientar sua nova jornada. Ele realiza um plano de vida com base em sua crença religiosa e passa a estimular seus alunos e atletas a buscarem um propósito maior, para além do imediatismo cotidiano, inserindo novos comportamentos e crenças. Grant ensina seus atletas a honrarem a Deus na vitória e na derrota, além de proporcionar a reflexão acerca da forma como nos dedicamos a tudo em nossa vida.

Poder além da Vida – 2006

Orgulho, arrogância, soberba e vaidade eram algumas das características da personalidade do jovem atleta Dan Millman. O adolescente que tinha dinheiro, boas notas, garotas e a vida dos sonhos encontra-se com um mentor que o ajuda a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida e da razão dos nossos atos. Ao enfrentar as consequências de um terrível acidente que o afasta do esporte, Dan precisa aprender a dar um novo significado para a vida, além de olhar o verdadeiro sentido das coisas. Nesse momento, as orientações do seu mestre serão o seu norte. 

Nosso Lar – 2010

O que acontece quando fechamos os olhos para a vida carnal? O filme inspirado no livro de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, nos mostra a trajetória de André no mundo espiritual passando pelo Umbral até sua adaptação na colônia de nome Nosso Lar. Somos convidados a pensar sobre a forma como levamos a vida em termos de vícios, comportamentos, pensamentos e ações e qual o impacto disso tudo quando chegamos ao plano espiritual. O filme é um grande incentivador para uma correção de rota em nossas vidas. Clássico da literatura espírita, tanto o livro quanto o filme são ótimas opções para quem está buscando um novo sentido para a existência.

Chico Xavier – 2010

Ele foi a personificação do amor, da caridade e da humildade. Chico Xavier viveu o amor ao próximo para nos ensinar a essência prática dos ensinamentos de Jesus. Sua vida foi cercada de dificuldade, simplicidade e doação ao próximo para nos mostrar como um verdadeiro discípulo de Cristo deveria agir. O Filme retrata sua história desde a infância até a fama internacional como um dos maiores médiuns que já existiu. A despeito das polêmicas, o filme mostra como Chico dedicou sua vida à disseminação da mensagem do amor e como ele entregou sua existência à causa de divulgação do espiritismo e da prática do bem e da caridade como os únicos caminhos para elevação espiritual do ser.

Bônus: Documentários Happy, I AM e Quem somos nós.  

Estes são 3 documentários dos quais gosto muito e recomendo para quem deseja refletir um pouco sobre a forma com que vivemos e das atitudes que temos diante das adversidades. Recomendo especialmente para quem almeja um novo estilo de vida e está cansado das banalidades cotidianas.

Uma nova realidade é possível, mais simples e saudável, basta que tenhamos coragem de praticá-la.

Gostou? Compartilhe para que outras pessoas possam também deixar sua impressão sobre o assunto. Existem muitos outros filmes que tratam o tema. Estes são os meus favoritos. Quais são os seus?

Abraços.