Escolha uma Página

Olá! Feriado chegando e talvez você queira aproveitar seu momento de descanso com uma sessão pipoca aconchegante no conforto da sua casa. Se for o caso, permita-me passar algumas dicas de filmes que equivalem a verdadeiras sessões de coaching.

 

Então, aconchegue-se e aperte o play!

  1. A Vida é Bela

Além da pipoca você vai precisar de um lenço. Aliás, muitos! No coaching, ensinamos as pessoas que um fato é um fato e o que importa é o significado que damos a ele. Neste filme, você vai ver como um pai consegue dar um significado diferente a uma realidade cruel, quando ele e seu filho são levados para um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Como você dá os significados para os fatos que acontecem na sua vida? Você está ligado na AMP (atitude mental positiva) ou na AMN (atitude mental negativa)?

  1. Antes de Partir

O que você faria se soubesse que tem poucos meses de vida? O que você sonhou durante sua vida e não realizou? O que você faria se não se importasse com a opinião dos outros? Estas e outras reflexões são trazidas à tona por esse incrível filme que fala de dois senhores que estão prestes a morrer e saem pelo mundo realizando sonhos ousados. A cena em que eles montam a lista de sonhos pode te inspirar a fazer a sua. Você já pensou em tudo que deseja fazer antes de morrer?

  1. Mãos Talentosas

O seu passado não precisa ser necessariamente igual ao seu futuro. Este pode ser construído com base naquilo em que você decide acreditar, mesmo que todas as circunstâncias insistam em querer te provar o contrário.  Como um menino negro, desacreditado, pobre e com notas baixas torna-se um neurocirurgião famoso e capaz de realizar feitos inéditos na medicina? Esta é a história deste filme que pode fomentar em você a reflexão de que independente de onde você está, o importante é saber onde você quer chegar.

  1. O Discurso do Rei

Muitas vezes, a maior guerra que precisamos enfrentar é aquela realizada conosco mesmo e com os fantasmas do nosso passado. Nessa jornada, podemos encontrar importantes aliados que podem se tornar grandes amigos. Essa é a história contada pelo filme, quando o então rei da Inglaterra, que enfrentava a Segunda Guerra Mundial, permitiu-se tratar a gagueira com métodos alternativos orientados por um fonoaudiologista que olhava o problema para além do diagnóstico clínico, buscando a raiz do trauma, além de solucioná-lo com métodos não convencionais.  Esse filme ensina sobre flexibilidade, pois se continuar a fazer o que sempre fez, terá sempre o mesmo resultado. Então, por que não mudar a estratégia?

  1. Coach Carter – Treino para a Vida

O equilíbrio das várias áreas da vida é essencial para se alcançar o sucesso. O filme mostra a história de um treinador de basquete durão que faz com que seus atletas vejam a importância que existe na vida como algo integral e não apenas a diversão do jogo. Ele obriga aos alunos a se dedicarem aos estudos para que sejam aprovados no time. Muitas vezes, queremos fazer apenas aquilo que nos dá prazer e esquecemos que a vida é uma somatória de muitas áreas, as quais não podemos negligenciar, tais como: saúde física, desenvolvimento intelectual, profissional, financeiros, familiar, amoroso, espiritual e social, dentre outros. Será que você está focando apenas em jogar basquete ou tem se comprometido com as outras áreas da sua vida?

  1. O Aluno

O quão disposto você está a lutar pelo seu sonho? Acha que está muito “velho” pra isso? Acha que tempo passou? Acha que aquilo não é pra você? Então eu ousaria dizer que você não quer o suficiente. Veja este filme e tire suas conclusões. Inspirado em uma história real, ele conta como um senhor idoso de uma aldeia africana enfrentou todas as adversidades para aprender a ler e escrever. Será que você realmente está comprometido com o seu sonho? Será que você seria capaz de fazer o que ele fez? Avalie a si mesmo assistindo essa linda história.

  1. Intocáveis

Valores. De todas as lições deste filme, essa foi a que mais me chamou a atenção. E no coaching, eu acredito que um dos maiores aprendizados é ter clareza sobre seus valores e saber como alinhá-los às suas decisões. Neste filme você vai perceber como os valores das pessoas definem quem elas realmente são. Amizade, honestidade, família, saúde, dinheiro, verdade e amor são apenas alguns dos valores trabalhados na relação estabelecida entre os protagonistas. Quais são seus valores essenciais?

  1. Matrix

Para mim, uma obra de arte do cinema cuja lição equivale a todos os outros filmes reunidos. O que é a realidade? Como construímos nossa versão da verdade? Será que estamos vivendo em uma prisão, na qual fomos programados a aceitar a vida da forma como nos disseram que deveria ser? Estas e muitas outras reflexões vêm à tona quando assistimos Matriz, um filme que deve ser visto e revisto dezenas de vezes até que possamos apreender um pouco da sua essência. Em uma das falas mais simbólicas do filme, aprendemos que: “Não basta conhecer o caminho, é preciso percorrê-lo.”. No coaching, tão importante quanto o conhecimento, é colocá-lo em pratica, transformá-lo em ação para transformação da vida. Sendo assim, “não pense que é capaz, saiba que é” e você realizará o que julgava improvável.

  1. O show de Truman. O show da vida

Quando você nasceu, foi posto em uma realidade que já estava construída à sua espera. Você recebeu as leis que regem aquela sociedade como as leis que você deveria obedecer. Você recebeu a história daquela sociedade como sua história. Você aceitou aquela realidade como sua realidade. Você tinha opção? Talvez! Mas o que você via era apenas aquilo e ficou mais fácil aceitar a realidade dada, mesmo que o incômodo dentro de você persistisse como um sinal de que algo não estava completo. E se tudo em que você sempre acreditou não fosse exatamente da maneira como contaram pra você? No coaching você aprende que nem precisa ser exatamente da forma como sempre disseram que deveria e encontra alternativas para criar a realidade na qual você deseja e merece viver. Este filme sensacional explora essa reflexão a respeito da prisão na qual somos obrigados a viver caso não estejamos dispostos a lutar por nossa liberdade, especialmente a mental.

  1. Como Treinar seu Dragão

O seu pior inimigo pode ser o seu principal aliado. Ele vai ensinar a você como usar o seu máximo potencial, dando a você a oportunidade de desenvolver suas habilidades que estavam escondidas e que precisam vir a tona para que você assuma sua real identidade. Neste filme, vemos como um jovem vicking quebra as regras da sua comunidade quando, ao invés de matar dragões, ele aprende a conviver com eles e unir os potenciais na luta contra o mal maior. Quantas vezes queremos negar nossas emoções e escondê-las, julgando que demonstram fraqueza? Trazendo isso para o coaching e para a vida, entendemos que ao enfrentar o nosso maior medo (Dragão Fúria da Noite), nosso grande desafio, acabamos descobrindo muito sobre nós mesmos e que esse medo é nosso aliado para enfrentar desafios maiores.

E então? Gostou do meu TOP 10? Se sim, aproveite o bônus: Sociedade dos Poetas Mortos, Duelo de Titãs e Karate Kid. Nestes últimos 3 eu vou deixar que você faça a ligação entre o coaching e a lição do filme. Eu só posso garantir que são muitas! Agora, aproveite seu final de semana e aperte o play.

Gosta de aprender se divertindo? Baixe nosso ebook com dicas de 13 Filmes que mais me ensinaram sobre Programação Neurolinguística.