Escolha uma Página

E lá se vai o primeiro trimestre de 2018. A brisa outonal já nos obriga a vestir roupas mais quentes anunciando a estão da transição entre verão e inverno.

Confira as dicas para aproveitar essa energia aqui.

Eu gosto de aproveitar o final desses ciclos para lançar mão de uma estratégia que aprendi ao ler a respeito de comportamentos empregados por pessoas de sucesso.

Veja bem: quando se realiza algo é importante parar e verificar se os indicadores estão apontando para o sucesso ou insucesso do empreendimento.

É preciso parar um momento para verificar a necessidade de recalcular a rota, amolar o machado, abastecer o carro, respirar. Enfim, é preciso avaliar se a estratégia utilizada até então se mostrou eficaz na busca pela realização daquilo que se deseja. Ao menos tempo, essa parada pode significar uma oportunidade de reunir as forças, recarregar a bateria.

Há 3 meses você certamente celebrou o início de um novo ano. Como você tem aproveitado essa oportunidade para construir uma nova vida? Será que as forças exógenas sobre as quais você não tem controle estão influenciando sua vida para além do que deveriam?

Será que você tem utilizado sua capacidade de equilibrar suas saúdes lançando mão daquilo que realmente está ao seu controle?

Vejamos.

Quero propor um exercício rápido, porém eficaz para que você tenha clareza acerca do que já aconteceu e do que ainda pode acontecer em 2018.

  • Primeiro, escreva tudo pelo que você é grato(a) nestes primeiros 3 meses do anos.
  • Qual foi o maior aprendizado que tirou até agora?
  • Considerando o seu comprometimento e disposição para alcançar seus objetivos, dê a si mesmo(a) uma nota de 0 a 10.
  • O que você pode fazer no próximo trimestre, objetivamente, que possa aumentar essa nota? Responda com ações específicas e, se possível, datas estipuladas.
  • O que você fez nesse trimestre que precisa deixar de fazer?
  • O que não fez que precisa começar a fazer?
  • Qual foi a principal dificuldade enfrentada? E qual foi a principal adversidade ocorrida? Como você se organizou para superar?
  • Considerando as 12 principais saúdes da vida, que nota de 0 a 10, você atribui a cada uma delas considerando sua satisfação com as mesmas em 2017?
  1. Saúde Física
  2. Desenvolvimento Intelectual
  3. Equilíbrio Emocional
  4. Realização Profissional
  5. Recursos Financeiros
  6. Contribuição Social
  7. Relação Familiar
  8. Vida Amorosa
  9. Vida Social e Lazer
  10. Hobby e Criatividade
  11. Autoestima e motivação
  12. espiritualidade e religião
  • Qual dessas áreas merece uma atenção especial no próximo trimestre? O que, objetivamente, você vai fazer a respeito?
  • Pegue sua lista de metas para 2018. Analise cada uma delas. Deixou pendências nesses 3 primeiros meses? Avançou? Se precisar, reescreva as metas deixando-as mais específicas e alcançáveis. Para isso, divida-as em mini-metas.

Lembre-se: você pode mudar de estratégia, mas não de propósito, missão, sonho.

Vamos lá! Ainda temos mais 9 meses em 2018 para realizar muitas coisas boas. Esse é o exato tempo de uma gestão, da geração de uma nova vida. Você pode dar à luz a um novo projeto, a uma nova versão de si mesmo, a uma nova vida na sua própria vida em dezembro se você começar agora. Vale a pena decidir por sua vida? Por você?